PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS DA INVESTIGAÇÃO PRIVADA & FORESENSE

Para se poder garantir, a quem decide com base em informações fornecidas, que estas são corretas, fidedignas e verificadas, que correspondem, de facto, ao que aconteceu e está a acontecer, e que, assim, podem ser tomadas decisões baseadas nelas é necessário garantir que essas informações, são, de factos de "qualidade".
Também quando se quer descobrir se alguém é "culpado", responsável ou está implicado em algo convém que seja baseado em factos incontestáveis e um provas sólidas para que não se cometam e erros e injustiças com impactos imprevisíveis.
E só há um modo de garantir essa "qualidade": o método, o sistema, o profissionalismo, o emprego de técnicas que validem a recolha e a factualidade da informação.
Métodos baseados e assentes na ciência, no rigor e na objetividade e que, devidamente sistematizados, ordenados, seriados, tratados e processados constituem, aí sim, informação válida e assertiva que pode sustentar decisões conscientes.
Mas para que a informação seja recolhida com esse rigor e esse profissionalismo é necessário que existam pessoas que o saibam fazer.
Pessoas com formação, conhecimentos, práticas que lhes permitam uma abordagem às fontes de informação profissional, metódica e imparcial que gere uma recolha sistemática que produza informação válida que, por sua vez, possa ser analisada, interpretada e processada e gere, no final do processo, algo em que o decisor possa confiar.
Pessoas dotadas de um conjunto muito específico de competências que as tornem os elementos decisivos na obtenção da informação crítica que os decisores de hoje em dia precisam para, rapidamente, decidirem corretamente.
É esta a função do INVESTIGAÇÃO PRIVADA no mundo contemporâneo.
Neste módulo, baseados nas mais recentes descobertas e boas práticas mundiais, os formandos poderão aprender técnicas, métodos e processos de recolha, processamento, análise, validação e descrição de informações, provas e outros indícios que lhes permito conduzir, com sucesso e assertividade uma Investigação, independentemente da sua área e/ou tipologia.
OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
Dotar os formandos de conceitos básicos sobre as principais técnicas, métodos, metodologias e procedimentos que se aplicam ou podem ser envolvidos na atividade de Investigação Privada.
PÚBLICO ALVO
Todos o que pretendem desempenhar funções de Investigador Privado ou Consultor Forense ou que, na sua atividade profissional, necessitem de conhecimentos, competências, métodos e ferramentas que lhes permitam uma eficaz e assertiva abordagem a processos de investigação e inquérito.
CONTEÚDOS DA FORMAÇÃO
- Princípios do Processo de Investigação;
- Âmbito e abrangência do processo de Investigação;
- Métodos de abordagem ao Processo de Investigação;
- Práticas e métodos de Investigação;
- Procedimentos em entrevistas e registo de declarações e testemunhos;
- Síntese, resumo de informações e produção de relatórios.
CERTIFICAÇÃO
Esta formação atribui o certificado emitido pela IAAS.
SEGUNDO O PADRÃO


